Blog Nucec
A Disciplina Positiva em sala de aula

A Disciplina Positiva em sala de aula

Alinhada às novas competências da Base Nacional Comum Curricular, a Disciplina Positiva passou a ser mais bem conhecida no Brasil somente após 2015. Ancorada nos princípios do psiquiatra Alfred Adler (1870-1937), a abordagem socioemocional apresenta resultados expressivos no campo da educação.

De acordo com Amanda Zanetti, certificada em Disciplina Positiva para Pais, Professores e Gestores Corporativos e gestora pedagógica do Bernoulli Sistema de Ensino, a Disciplina Positiva é uma abordagem socioemocional que combina firmeza e gentileza ao mesmo tempo, com base na ideia de respeito mútuo e por meio da criação de contextos em que todos possam se sentir aceitos e importantes. “Ela é fundamentada no encorajamento e não acredita que as recompensas e punições gerem o desenvolvimento de habilidades de vida, que é o que a Disciplina Positiva deseja no longo prazo”, explica.

A Disciplina Positiva é baseada em cinco critérios:

  1. Ajudar a criança a sentir Conexão;

  2. Encorajar Respeito Mútuo (firmeza e gentileza ao mesmo tempo);

  3. Considerar o que a criança está pensando, sentindo, aprendendo e decidindo sobre si mesma e sobre seu meio social;

  4. Ensinar Habilidades Sociais e Habilidades de Vida (respeito, cuidado para com os outros, resolução de problemas e cooperação);

  5. Incentivar a criança a descobrir suas Capacidades.

É possível levar a Disciplina Positiva para quaisquer âmbitos da vida, e na sala de aula, isso não é diferente. Para o professor ter bons resultados, é importante avaliar o seu estilo de liderança e, então, selecionar os princípios e as ferramentas adequadas para atingir os objetivos traçados junto com os estudantes.

Mais do que isso, é necessário entender a raiz das situações, compreender o que está por trás dos comportamentos, e entender a real necessidade do aluno, escutando com paciência e empatia. A Disciplina Positiva ensina a lidar com a causa do problema para, juntos, desenvolverem uma solução eficaz.

Fonte: Bernoulli (Adaptado)





Fale Conosco