Blog Nucec
A leitura infantil na escola

A leitura infantil na escola

De maneira criativa e lúdica, os livros infantis libertam nossa imaginação e apresentam a diversidade cultural, étnica e religiosa existente em nossa sociedade. Com uma linguagem e formato simples, as histórias conseguem abordar assuntos complexos e etapas importantes da infância.

A leitura é uma etapa importantíssima para novas descobertas e possibilidades. Por isso é fundamental que a escola, em conjunto com a família, incentive o hábito da leitura nas crianças desde os primeiros anos escolares.

Confira outros benefícios da leitura para as crianças:

Estimula a criatividade
Favorece a aquisição de cultura
Melhora a escrita
Incentiva a imaginação
Estimula atitudes éticas, entre outros

O hábito da leitura na infância colabora com o aprendizado, desde a formação das palavras e a estruturação de sentenças. Além da apresentação de números, letras, contextos históricos e outros conhecimentos. Por tudo isso, os livros infantis são ótimos acessórios na educação infantil e podem ser utilizados de diversas maneiras em sala de aula.

A literatura abre um leque de possibilidades que colaboram com a expressão verbal, visual, corporal e artística das crianças, permitindo que elas se expressem de forma mais livre e criativa. Em relação à sala de aula, os livros infantis tornam o processo de aprendizagem ainda mais efetivo. Quanto antes este hábito é introduzido, mais fácil de a literatura ser associada a uma atividade prazerosa para a criança.

A importância da leitura na infância: fase pré-escolar

Ao compartilharem a intimidade do momento da leitura, a criança e o adulto fortalecem os laços afetivos;
Crianças que são apresentadas à leitura desde antes da idade Pré-escolar têm mais chances de se sair bem em todas as fases da educação formal;
Ao acompanhar a voz do narrador e observar a articulação e os sons das palavras, a criança se sente motivada na fala;
A criança amplia seu vocabulário;
A criança desenvolve a capacidade de concentração e a disciplina;
A criança aprende a lidar com as emoções narradas nas histórias.

Fale Conosco