Blog Nucec
Aprendizagem Socioemocional: Projeto

Aprendizagem Socioemocional: Projeto "Nós"

Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as competências socioemocionais vieram para agregar ainda mais à aprendizagem das crianças e jovens dentro das escolas. Elas compõem um modelo teórico vindo do campo da Psicologia e são utilizadas pelas instituições para avaliar como aspectos da personalidade podem influenciar o processo de ensino-aprendizagem.


As competências socioemocionais são resultado da soma entre desempenho socioemocional e todas as habilidades intrínsecas a ele para agir de forma funcional e adaptada a determinado contexto e cultura. As diversas habilidades também são compreendidas como componentes da dimensão da inteligência emocional, abrangendo as inteligências intra e interpessoal.


A organização da instituição escolar se reflete no processo de ensino-aprendizagem, no desenvolvimento integral dos estudantes, na relação com todos os colaboradores (internos e externos) e na relação com as famílias.


No entanto, quando desenhamos um currículo para o futuro, essa lógica entre conteúdo e competência fica mais complexa. As perguntas passam a ser:

O que será essencial daqui a 12 anos, quando essa criança sair da escola para ingressar na faculdade?
E daqui a 16 anos, no mercado de trabalho? O que ela deverá conhecer e saber quando, em diversos momentos de sua vida adulta, confrontar sua realidade com suas expectativas?

Por isso, as competências socioemocionais estão presentes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.


A necessidade de reflexão e estudo sobre tendências e influências passa a ser tão importante quanto os conteúdos essenciais para o presente, ainda mais iminente com o momento de pandemia que estamos vivendo.

O fortalecimento dos vínculos entre família e escola nunca esteve tão em voga. “Uma nova forma de colaboração está sendo desenvolvida para continuarmos a nossa missão, seja como pais, seja como educadores”, explica Patrícia Marques, gestora de conteúdo do Bernoulli Sistema de Ensino.

O Projeto “NÓS” surge para deixar aflorar os sentimentos, compartilhar experiências e dar aquele abraço, ainda que virtual. Uma troca positiva por meio de cards, permitindo ampliar nosso olhar para momentos simples, mas ricos e repletos de bons desejos para nós e para o mundo.


Uma possibilidade de reflexão acerca dos nossos sentimentos e das nossas ações, pois, em breve, todos NÓS sairemos desta experiência com a certeza de que precisamos sempre praticar o bem, a solidariedade e a empatia, reafirmando nosso compromisso com o mundo e com nós mesmos, de forma a nos tornarmos pessoas cada vez melhores.

Fonte: Bernoulli (Adaptado)


Fale Conosco