Blog Nucec
Atenção estudante: 5 possíveis temas para a redação do ENEM 2020

Atenção estudante: 5 possíveis temas para a redação do ENEM 2020

Adaptado: Plataforma Redigir


O Enem está chegando! E como você tem se preparado? Separamos este artigo para te auxiliar nessa tarefa: a preparação para a redação do Enem. Mas sabemos que a melhor maneira de você se preparar para é escrevendo muitos textos sobre os mais diversos temas, sejam eles dos exames antigos ou até mesmo atuais. sejam eles temas propostos em outras edições da prova ou temas de atualidades.

Escrevendo você garante mais confiança e consegue ir em busca de bons resultados. Então vamos lá?

A Plataforma Redigir preparou um material exclusivo com possíveis apostas para o tema do Enem deste ano:

  1. Desafios para a efetiva inclusão digital do Brasil do século 21

Parte da discussão sobre o adiamento ou não do Enem neste cenário de pandemia, e os indicativos de grande parte da população do nosso país ainda não tem acesso a computadores e à internet. A inclusão digital é um tema provável do exame, tendo em vistas que os alunos, as famílias e as escolas estão buscando se adaptar para os dias atuais.

  1. Caminhos para reduzir os impactos da pandemia na Educação pública e privada no Brasil

Uma das áreas mais afetadas pela quarentena é a Educação, o que traz consequências para todas as famílias. Desde aquelas que não têm condições de acompanhar as atividades letivas dos filhos, até as que precisam participar das atividades a distância propostas pelas escolas, a manutenção das aulas é um desafio colocado tanto à rede privada quanto à rede pública de Educação.

  1. A telemedicina no Brasil contemporâneo

Outro tema possível de abordagem é a saturação dos hospitais no país, e a consequente necessidade de alternativas para o atendimento médico. Apesar das enormes diferenças sociais e econômicas entre as diversas regiões do país (o que significa diferentes condições de acesso à saúde por parte da população), a possibilidade da telemedicina divide a opinião de médicos e pacientes.



  1. A polêmica em torno da adoção de idosos no Brasil

O contexto de abandono, de solidão e de dependência em que se encontram muitos idosos no Brasil é outra preocupação atual. Prática comum em outros países, a adoção de idosos é uma alternativa a casas de repouso, cuidadores e enfermeiros, cuja contratação nem sempre está ao alcance das famílias.l.

  1. Caminhos para diminuir as doenças emocionais no Brasil do século 21

O isolamento social provocado pela Covid-19 também acendeu um alerta para a saúde emocional de crianças, jovens e adultos. Se essa questão já era importante antes da pandemia, agora ela é um tema urgente e principal, dadas as circunstâncias globais de vulnerabilidade social, econômica e emocional no mundo todo.



Fale Conosco