Blog Nucec
Como manter a rotina nas aulas on-line?

Como manter a rotina nas aulas on-line?

Como manter a rotina escolar das crianças durante os dias em casa? Neste post trouxemos algumas dicas para continuar a cultivar os hábitos de estudo e práticas educacionais durante esse período de pandemia.

As aulas on-line devem ser um trabalho em conjunto entre a escola e a família. Sabemos que as aulas on-line requerem um pouco mais de planejamento e cuidado. É muito mais fácil conseguir conter o aluno durante uma aula presencial. Por isso a importância de traçarmos um planejamento em conjunto, com jogos, histórias e vídeos que possam ilustrar o conteúdo passado.

A forma como o conteúdo é passado é diferente, mas não afeta o aprendizado do aluno. As aulas podem sim ser muito produtivas!

1. Deixe que a criança mantenha hábitos e atividades para aliviar o estresse, como leituras, pinturas, esportes, entre outros.

2. Entenda e confie na posição da escola que seu filho estuda. Algumas escolas estão optando por aulas online, por plantões de dúvidas, por listas de exercícios, ou pelo adiantamento das férias. Tire suas dúvidas e tente seguir as recomendações.

3. Se a escola estiver com aulas online ou plantões online, mantenha a positividade perante a solução. A tecnologia nasceu para aproximar as pessoas, e deve sim ser usada para esse fim. Com certeza, todos nós aprenderemos com isso...

4. Incentive seu filho a manter a rotina de estudos. Crie um ambiente de aprendizagem, não deixe que assista aula sentado ou deitado. Vistorie para que ele acorde no horário habitual, trocando de roupa e focando nos estudos. Institua um lugar para as aulas e faça combinados.

5. Pratique a autonomia da criança. Explique que todos têm tarefas diárias, e que para que a rotina funcione, é preciso respeito e ajuda mútua. Façam uma agenda de tarefas.

Logo, logo estaremos juntos novamente!
Fique bem!

Fale Conosco