Blog Nucec
Quando usar ?O MESMO??

Quando usar ?O MESMO??

Você sabe utilizar o pronome “mesmo” adequadamente?

O emprego desse pronome costuma confundir muita gente e é por isso que decidimos dedicar este artigo exclusivamente a esse tema. Você já deve ter ouvido a frase “Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo se encontra parado neste andar”. Neste caso o pronome “mesmo” foi empregado erroneamente, vamos entender o porquê?

“O mesmo” ou “do mesmo” e suas variações não servem para substituir nome ou pronome, ou seja, não servem para substituir uma palavra dita anteriormente.

A frase antes mencionada deve ser grafada assim:

“Antes de entrar no elevador, verifique se ele encontra-se parado neste andar.”

São INADEQUADAS as construções:

  • O professor cancelou a aula. O mesmo precisou fazer uma reunião de emergência.

  • O prefeito declarou que as aulas não irão voltar. O mesmo disse, ainda, que recolherá o alvará de faculdades e escolas.

ATENÇÃO:

o “mesmo” não é pronome pessoal, é um pronome demonstrativo, que deve ser utilizado quando se deseja retomar uma oração ou na hora de realçar um substantivo. Ele sempre pede um complemento.

Como utilizar o pronome “mesmo” da forma correta?

  • “Mesmo” utilizado como partícula de reforço, e significa “próprio”. Exemplo: “Ela mesma me entregou a roupa.”

  • Quando denota ideias como “justamente, de fato, até, ainda”. Exemplo: “É aqui mesmo que quero ficar.”

  • Também é adequado quando falamos da exata mesma coisa já referida. Um bom exemplo é “O mesmo que lhe informei tratei de ressaltar naquele momento”;

  • Como conjunção concessiva, significando “ainda que”. Exemplo: “Mesmo que ela fale que não precisa de ajuda, eu vou ajudar.”

Fale Conosco