Blog Nucec
Variações Linguísticas

Variações Linguísticas

Variação linguística é um fenômeno que acontece com a língua, por meio de intervenções históricas, geográficas, situacionais e socioculturais.

- A variação linguística histórica era comumente usada no passado, mas caiu em desuso. Essas variedades são normalmente encontradas em textos literários, músicas ou documentos antigos.

Por exemplo: antes de ser o que é hoje, o pronome “você” variou de “vossa mercê”, “vossemecê”, “vosmecê”, “vancê”, “vc”.

- A variação linguística sociocultural é realçada, sobretudo, em países que comportam grande desigualdade social. São fatores determinantes a profissão, classe social, nível de escolaridade, esporte, tribos urbanas, idade, gênero, sexualidade, religião etc.

Tal variação depende, por óbvio, da posição sociocultural do falante: um feirante fala de modo diferente de um advogado, que, por sua vez, adota o mesmo padrão que seus pares. O mesmo se diz de um skatista, comparado a uma dona de casa.

- Variação linguística situacional: toda comunicação exige uma escolha de vocabulário. Não usamos as mesmas palavras para nos dirigirmos ao diretor da escola, a um colega, ao namorado, ao dentista etc. Selecionamos o vocabulário de acordo com a situação, considerados: o destinatário, o assunto, o lugar etc., em que se estabelece a comunicação.

- Variação linguística geográfica ou regional refere-se a diferentes estilos vocabulares e sintáticos que existem entre regiões.

Por exemplo: “afasta”, no Sul e “arreda”, no Norte de Minas Gerais.

Outro exemplo, “mandioca”, no Sudeste; “macaxeira”, “abóbora” ou “jerimum”, no Nordeste.


Fonte: Plataforma Redigir


Fale Conosco